quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAPÍTULO XVIII

MEMÓRIAS de OUTRÓRA
A noite apresentava-se magnifica e muito quente, num céu salpicado por milhões e milhões de reluzentes estrelas a brilharem na escuridão completamente livre de nuvens e poluentes, quando á saída do refeitório encontro sentados num banco corrido em madeira e em amena cavaqueira o Lombriga meu antigo colega da Escola Emídio Navarro em Almada, juntamente com um seu amigo de Cacilhas, electricista na Lisnave.
Ao ver-me, o Lombriga chamou-me para junto deles, enquanto ia dizendo que nos Estados Unidos se estava a assistir a uma grande contestação á guerra do Vietname sendo a cantora folk, Joan Baez uma das vozes mais activas e virando-se para mim perguntou-me.
- Lembras-te Mike? Quando nós os dois, juntamente com o Parafuso e o Violas nossos colegas do Arsenal do Alfeite, fugimos á frente da policia de choque no Estoril?
- Se me lembro! Isso foi em 26 de Agosto de 1970, quando pretendíamos assistir ao festival de música na mata dos Salesianos.
Este festival fora realizado pela Junta de Turismo da Costa do Sol, juntamente com a participação de José Cid e tudo parecia que estava a decorrer muito bem, com a confirmação da actuação do Quarteto 1111, dos Sheiks, Rui Mingas e muitos outros, quando em cima da hora o Marcelo decidira cancelá-lo.
Centenas e centenas de jovens desconhecendo a proibição de última hora, começaram logo a seguir ao almoço a deslocarem-se para o Estoril.
O Lombriga recordava ainda.
- O nosso grupo de Arsenalistas abastecido com sandes e algumas bebidas seguimos de Cacilheiro até ao Cais do Sodré, onde apanhamos o comboio para o Estoril.
O amigo de Cacilhas atirava.
- Nas ruas circundantes da mata dos Salesianos e por detrás do Casino, encontravam-se escondidos vários autocarros repletos de polícias armados de capacetes, cassetetes e escudos, de repente e sem qualquer provocação da nossa parte começaram a desancar o pessoal.
Eu interrompi para dizer.
- Recordo-me perfeitamente de que ao regressar-mos de comboio e, ao chegarmos ao Cais do Sodré já o vespertino Dário Popular noticiava na primeira pagina que o festival fora cancelado e, em letras mais pequenas que os jovens tinham provocado a policia de choque obrigando esta a reagir.
O amigo de Cacilhas também tinha sido um dos vários agredidos pelos lacaios do Capitão Maltês, o terrível comandante dessa detestável e odiada policia e recordou-nos que cerca de um ano antes, também se tinha realizado um festival do género na ilha de Wight em Inglaterra que juntara mais de 250 000 jovens, vindos de vários países. No entanto aquele que reunira maior número de participantes fora o celebre festival de Woodstok nos Estados Unidos, que juntara durante três dias cerca de meio milhão de pessoas, realizado entre os dias 15 e 18 de Agosto desse mesmo ano de 1969.

7 comentários:

Fábrica de Sonhos disse...

Olá Manuel, obrigada por sua visita. Fiquei surpresa ao encontrá-lo como meu seguidor. Pelo jeito, além de ter boa memória, voce também aprecia as artes! Assim que meu tempo permitir, voltarei para ler suas memórias. Achei muito interessante!
Um abraço!
Sílvia

Maria Helena disse...

Olá manuel, que bom que você me encontrou, assim fico cada vez mais convicta que o nosso planeta é uma pequena "Aldeia". Neste momento estamos apurando as urnas eleitorais, mas durante a semana vou ler melhor as suas postagens. Um abraço e muita Luz!

http://manuelaldeias.blogspot.com/ disse...

Fiquei maravilhado ao observar as autenticas obras de arte, que são as peças artesanais produzidas pela Silvia.
Convido todos os meus seguidores a fazerem uma visita ao site desta
grande artista.

manuel aldeias disse...

Muito obrigado Maria Helena pelo comentário e por dedicar algum do seu precioso tempo a ler as minhas pequenas e modestas estórias Africanas.
As maiores felicidades e venturanças para o seu lindo e grande País, nesta importantíssima hora de eleiçóes democráticas.
Um abç.

Regina Laura disse...

Olá Manuel!!
Agradeço muito sua presença em meu blog.
Cheguei aqui agora e já vi que vou ter muito para ler.
Cresci ao lado de meu avô, militar que tinha também muitas histórias para contar, e que eu adorava ficar escutando, encantada com aquele mundo tão novo e desconhecido para mim.
Assim, como tenho certeza, me encantarei com suas memórias.
Forte abraço :)

Anónimo disse...

gostei da forma como descreveu o "festival da porrada"...lembro-me disso...subindo a Calçada da Estrela,perto do cinema Paris...levamos com os GNR a cavalo..a sorte que tive foi conhecder a zona senao era"zupado" sem razao...

Antonio S. Leitão. disse...

Antes do Viêtname "Americano" existiu o Viêtname "Francês" e quando na sequencia da derrota de Dien Bien Phu os prisioneiros Fr. percorreram centenas de Kms. por vezes os Metropolitanos eram separados dos Ultramarinos e estes interpelados por comissarios politicos que lhes diziam: o que vos esta a acontecer é por causa dos Franceses. Nao tardou que estalasse a guerra da Argelia que culminou com a independencia nao so da Arg. mas grande parte da Africa. O governo Portugues estava surdo e cego. Quantas tragédiens podiam ter sido evitadas e os interesses dos Portugueses em Africa podiam ser salvaguardados. Um abraço, Manuel. Continua.