terça-feira, 6 de abril de 2010

Cinema em tempo de Guerra

Durante os longos períodos em que permaneci no isolamento dos aquartelamentos das nossas tropas espalhados pelo vasto sertão Angolano, não tive oportunidade de assistir a qualquer sessão de cinema.
Regra apenas quebrada, durante a tenebrosa e de má memória Operação Canacassala. Na altura e como relato em: http://www.prof2000.pt/users/secjeste/CCac3387/Canacassala.htm
encontrávamo-nos acampados em tendas de campanha em plena mata dos Dembos, no coração da guerrilha do norte de Angola, e tivemos oportunidade de assistir gratuitamente ao clássico do cinema western, o filme Rio Bravo, realizado e produzido por Howard Hawks em 1959, e protagonizado pelos inesquecíveis: John Wayne, Dean Martin e Ricky Nelson.
Tendo este filme sido projectado para um ecrã formado por um lençol esticado entre dois veículos hunimogues.
Já durante os períodos de aproximadamente duas semanas em que descansávamos na nossa base situada no Campo Militar do Grafanil nos arredores de Luanda, alem das idas á praia da Corimba para a qual tínhamos diariamente transporte militar, assim como para a noite Luandense. Também aproveitava este período de descanso operacional para me deslocar ao cinema, como é o caso do Cinema Restauração, na época 28 escudos dava direito a um ingresso na matiné, a partir do 1º Balcão.
No Grafanil também existia um cinema ao ar livre, com o pomposo nome de "Auditório-Cine", que exibia  sessões aos fins-de-semana e com entradas substancialmente mais baratas, que eu também frequentava assiduamente.
Desses tempos guardo até hoje os três bilhetes que aqui reproduzo.

Sem comentários: